quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sopa gratinada de batata



Ontem me deu uma vontade doida de tomar sopa. Sopa quentinha, cremosa, gostosa, de batata... huuuuum! Ah! Aviso logo que é mega fácil de fazer e é uma delícia, eu agarântio! Então se você você não tem muitas habilidades culinarísticas ou se é homem e nunca pisou na cozinha, já pode surpreender com essa sopinha. Até porque fazer macarronada pra namorada/esposa já está batido demais, kkkk!

Já pressentindo que o negócio ia ficar bom, tirei várias fotitas para ajudar no passo-a-passo. Descobri que muitos meninos querem cozinhar, mas se complicam nas receitas e foi pensando neles que tentei descomplicar ao máximo. Depois me contem se gostaram desse formato ou se preferem texto corrido.

Outra coisa, não sou boa com quantidades, vai tudo no olho e no mais ou menos mesmo =P Tenham fé que dá tudo certo!




Ingredientes: (2 pessoas)

  • 2 batatas grandes

  • 1 colher de chá de pasta de alho

  • 1 cebola pequena

  • azeite

  • bastante queijo parmesão ralado

  • sal a gosto






E aí, como eu faço?

1. Descasque as batatas e corte em cubinhos para facilitar o cozimento.


2. Coloque em uma panela com água, acrescente um tico de pasta de alho e deixe cozinhar bastante.


3. Enquanto a batata está no fogo, corte uma cebola em rodelas bem fininhas. O restinho da cebola que ficou ruim de cortar bonitinha, joga na panela da cebola e deixa lá cozinhando.


4. Em uma frigideira, deixe a cebola dourar em um fio de azeite. Já pode ir ligando o forno para pré-aquecer.


5. Se a batata já estiver molinha, bata tudo com um mixer, no liquidificador ou use o espremedor de batatas. Se usar o espremedor, não esqueça o pedação de cebola lá. O mixer é o mais prático!!!


6. Depois de virar um creminho, adicione um fiozão de azeite, povilhe com bastante queijo ralado e leve ao forno em temperatura alta para gratinar.

7. Cebolas douradinhas. Não deixa queimar muito porque fica com gosto amargo. Deixa quieto pra colocar no prato na hora de servir.


8. O queijo ficou douradinho? Pronto! Na hora de servir, adicione as cebolitas =) Delícia!


Dica: se você tiver, pode colocar uma pitadinha de noz-moscada ;)

É fácil ou não é?


6 comentários:

  1. hummmmmm... bem fácil e deve ser uma delícia mesmo! afinal, tudo com batata fica gostoso, né? pena que é bem calórico! Mas pra tomar de vez enquando não faz mal. Adorei! bjinho!

    ResponderExcluir
  2. Huuuummm deve ter ficado muito bom mesmo e as fotos ficaram legais na explicação pq a gente sempre come primeiro com os olhos né? hehehehehe
    Ah e pra cortar a cebola fica mais facil de vc não tirar o q chamam "olho" da cebola, q é a parte onde ficam aqueles cabelinhos do Cebolinha. Aprendi com a Ana (Maria Braga)
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Jana, ficou boa demais, experimenta!

    Menina, brigada pela dica! Eu não tinha pensado nisso =)

    Bjocas!!!

    ResponderExcluir
  4. Super deu vontade, vou testar para minha filhota! E valeu pela dica do shampoo e condicionador da L'Óreal (e pela visita, hehehe)

    Amei mt teu blog =****

    ResponderExcluir
  5. Eita que essa vai ser bem vinda! deu vontade :) num frio q tá aqui então hummm

    ResponderExcluir
  6. Eu vejo tudo isso, todo esse material, tudo lindo... e lembro do meu purê de batatas, usando meu ebulidor... cortando a batata em micro pedacinhos pra cozinhar rapido, depois amassar com garfo, depois jogar leite em po, sal, manteira em cima... e tcharaaaam! um pure maravilhoso de batatas! servida numa cambuquinha de plastico na marca!!!

    ResponderExcluir