segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Da confeitaria para a engenharia



Desde que recebemos as chaves do apartamento, venho desmitificando uma infinidade de coisas. A primeira delas foi a instalação elétrica. Sempre achei coisa de outro mundo passar um novo fio e abrir espaço para uma nova tomada. Quando eu escutava meu marido dizer que ia ter um novo disjuntor no quadro de luz, especialmente para o escritório dele, eu já imaginava a confusão que ia ser. Quebrar a parede para embutir a fiação da tv? Não, não, não... Como assim quebrar o gesso para instalar as luminárias? Isso é difícil, precisamos de mão de obra especializada!

Pois é, o caráter mítico de cada uma dessas coisas se foi. Pintamos, abrimos gesso, passamos fio, instalamos disjuntor, chuveiro e luminárias, quebramos parede, embutimos fiação, e por aí vai. E se nós conseguimos, minhas amigas, vocês também conseguem.

Nesse último fim de semana, a novidade foi chumbar as caixas de tomada. Como tínhamos apenas uma colher de pedreiro, ataquei com meu saco improvisado de confeitar paredes com cimento. Uma revolução na engenharia civil, meninas! kkkkkkk Fiquei me achando a nova revelação do canteiro de obras, a MacGyver do cimento!

Estamos nos divertindo e nos cansando horrores, mas é indescritível a sensação de ver algo pronto e feito por você. Temos ainda muito o que emassar, lixar, pintar... mas cada passo é uma vitória, uma etapa cumprida.

E vocês? Já encararam uma reforma? Têm dicas para compartilhar?


Bjocas!!!

5 comentários:

  1. Ainda não brinquei disso, mas acho que vc vai gostar de ler as peripécias de Larissa.

    Segue o link: http://www.projeto801.com/

    Beijos pra tu!

    ResponderExcluir
  2. Por isso tem incendio! Nunca jamais brinque com eletricidade, sou técnico industrial e digo para contratar uma pessoa qualificada, exija certificacoes e cursos como NR10. Disjuntor, DR, etc... não é tão fácil como se parece, tudo exige um estudo, e aqui estamos para isso.

    ResponderExcluir
  3. @Will Seu conceito de pessoa qualificada é de fato bem diferente do meu =P Alguns de seus colegas de profissão, cheios de certificações e cursos, deixaram um serviço bem duvidoso, por exemplo, fios cortados e desencapados. Por isso tem incêndio! Talvez nossa formação em engenharia, minha e do meu marido, tenha deixado tudo bem fácil como parece =) Que bom, né?
    Aproveito para deixar um aviso para minhas leitoras: meninas que não se sentem confortáveis para esse tipo de serviço, liguem para o Will e exijam as certificações. As que se interessaram ao ponto de virarem técnicas, pesquisem sobre bons cursos, vi até que existem uns como o NR10 online de 40h com direito a certificado ;)

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkk... e para aquelas que gostam de cozinhar... cuidado..
    pode-se tocar fogo na cozinha, por isso... tooodas devemos ter um curso de gastromia, e nem pensar em trocar um pneu sozinhas ein...
    O que seria do ferreira costa ein se apenas os tecnicos pudessem comprar instalacoes.. alias, nao iria falir nao, tantos tecnicos por ai...
    Tenha medo nao meu chapa, voce vai perder seu emprego nao porque nao é todo mundo que tem paciencia de fazer servicos assim, por sinal, eu nao tenho, entao manda teu numero ai que eu to precisando embutir uns fios..

    ResponderExcluir
  5. Jinmi, parabens pelo trabalho! Está um sucesso! Engenheiras se entendem.

    ResponderExcluir