sexta-feira, 6 de maio de 2011

Como guardar seu Panamá


Meninas, que chapéu Panamá já virou febre, isso todo mundo já sabe. Até já mostrei o meu nesse post aqui.

Mas uma das coisas que mais me incomodava era que a maioria das vezes que tinha a oportunidade de usá-lo era em viagem. E vamos combinar que não dá pra colocar um chapéu na mala de qualquer jeito.

Quando fui ao Rio, levei o bendito na mão mesmo, dentro de um saquinho. Foi péssimo. Odeio ficar segurando milhões de coisas quando estou viajando.

Pensando nisso, fui pesquisar uma forma de guardar ou transportar que não fosse em cima da minha cabeça. Achei uma explicação super bacana no site The Panama Hat Shop.

Lá eles ensinam um processo para enrolar o chapéu. A palha deve ser daquela bem fina e macia, senão vai quebrar e estragar. Também não é aconselhavel fazer isso sempre, só por motivos de viagem e tal.

O passo-a-passo do site é o seguinte:



  1. Enrole, não dobre. Estes chapéus podem ser enrolados mas tenha cuidado para não dobrá-los porque pode quebrar a palha ou danificar as tranças.

  2. Enrole seu chapéu só para fins de viagem. Quanto mais tempo ficar enrolado, mais tempo vai demorar para retomar sua forma original.

  3. Não recomendamos enrolar chapéus standard já que a palha é mais grossa e mais fácil de quebrar, enquanto as tranças mais finas sejam mais aptas para enrolar.

  4. Não enrole chapéus secos. Os chapéus-panamá precisam de um pouco de umidade para serem enrolados. Por esta razão, se o chapéu tem sido exposto a climas quentes e secos, enrolá-los nestas condições pode quebrar a palha.

  5. Guarde seu chapéu em sua forma original.


Fonte: www.panamahatshop.com/pr/rolling.htm

Meninas, pelo amor de Deus, vejam se o chapéu de vocês é do tipo de palha que pode dobrar. Senão vai estragar e vocês vão sair querendo me matar por aí =P

Depois me contem as experiências =)

Para os meninos que lêem o blog, um post super interessante que vi no blog Homens Modernos: A Etiqueta do Chapéu. Vale a pena dar uma lida =)

Bjoss

3 comentários:

  1. Adorei, não tenho, mas estou pensando em comprar um e já sei agora como guardar!
    adorei!
    :D
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que super dica! Não levei o meu na minha última viagem para não estragar, encontrei a solução :)))

    ResponderExcluir
  3. tenho dúvida quanto ao tipo de fibra do meu (ou seja, se ela permite que seja dobrado). Sabe me dizer se o panamá da Pralana pode ser dobrado como vc indicou.

    Ah, pra quem ainda não comprou, existem alguns que podem ser dobrados/enrolados de qualquer jeito, a todo tempo, e inclusive vêm com caixinha de madeira.

    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir