sábado, 31 de julho de 2010

Pão Piadina

Fonte: http://commons.wikimedia.org


Pra variar, minha inspiração veio do Cozinha da Magali, onde li uma receita de Piadina Integral. Tenho que confessar que gostaria de ser mais light, de conseguir tirar a farinha branca do cardápio e substituir (sempre que possível) pela integral, mas ainda não consigo ser tão saudável, meu paladar ainda não se acostumou com o gostinho das massas integrais... então fiz a receita normal mesmo, com farinha de trigo refinada.


Eu gostei tanto, tanto, tanto que fiquei contando pra todo mundo o quanto tinha achado a receita fácil de fazer e saborosa. Então fui praticamente intimada a contar aqui como era a tal da Piadina... vamos à receita!!! (Fonte: http://panelinha.ig.com.br)


Ingredientes: (para duas pessoas)

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo

  • 1 colher (chá) de sal

  • ½ colher (chá) de fermento em pó

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva

  • 3/4 de xícara (chá) de leite


E aí, como eu faço?

1. Numa tigela grande, junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro. Coloque o azeite no centro e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar.
"Eu coloco um pouquinho mais... quando esborra da colher, conto 2 segundos e paro. Amo azeite!"


2. Junte o leite em três etapas e, com as mãos, misture bem, até formar uma bola. Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e sove por 3 minutos. No máximo!
"Cuidado pra não colocar leite demais! O meu sobra um tiquinho de nada. Cuidado pra não deixar a massa seca demais também. Lembre-se que ela vai encorporar a farinha da superfície."


3. Enrole a massa para formar um cobra e divida em 4 pedaços iguais. Cubra a massa com um pano de prato úmido (e não molhado, muito menos ensopado!).
"Nunca coloco o pano de prato úmido... mas se você não quiser arriscar, melhor cobrir =P"


4. Coloque uma frigideira grande, de preferência de ferro, ou uma chapa, para aquecer em fogo alto. Abra um pedaço de massa com rolo de macarrão até ficar com cerca de 20 cm de diâmetro. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e faça vários furos com um garfo; assim que o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, uns 2 minutos, vire e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo, apenas para não esfriar, enquanto você faz as outras.
"Usei frigideira de teflon, mais prático, rsrsrsrs."



É isso aí! Pão delicioso, quentinho e com gostinho de azeite.


Quem fizer, me conta se gostou ;)

Um comentário: